terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aí vão umas questões da folha com gabarito

Para responder às questões de 3 a 6, observe o cartum:


3) Transcreva no caderno as informações que ajudam o leitor a identificar o contexto do cartum:

Resposta: O título do cartum (Brasil e a revolução digital); a imagem de uma família de miseráveis que pede esmolas; o local em que se encontram (embaixo de um viaduto ou ponte); os elementos que indicam a miséria em que se encontram (as roupas velhas e esfarrapadas, os jornais e caixas de papelão que usam para sentar, a presença de um rato etc); os balões com números que identificam cada uma das pessoas.

4) Agora observe atentamente a imagem apresentada no cartum.

a) Há balões com números identificando cada uma das pessoas apresentadas na imagem. Qual o significado dos números dentro dos balões? Como eles se relacionam ao título do cartum?

Resposta: Os números dentro dos balões sugerem uma analogia entre a identificação de "fome" de cada um dos miseráveis apresentados no cartum e as diferentes versões de programas de computador (1.0, 1.8, 2.0, 2.1). Dessa forma, o cartunista relaciona a revolução digital no Brasil aos diferentes avanços da fome em nosso país.

b) Explique por que os números dentro dos balões aumentam enquanto a idade das pessoas diminui.

Resposta: Essa relação entre a idade das pessoas e o número que aparece dentro dos balões é apresentada para ampliar a analogia identificada no item anterior: como as versões mais "novas" de computador têm uma numeração mais alta, o cartunista adota exatamente a mesma indicação em relação à identificação das "novas versões" da fome na família retratada.

5) A que fato o leitor deve associar o título do cartum?

* Por que a imagem das pessoas retradas no cartum provoca estranhamento ao ser associada ao título apresentado?

Resposta: Com base no título, o leitor deve associar o título do cartum aos avanços ocorridos no universo tecnológicos, em especial, à rapidez com que as novas versões de programas de computador e novos aparelhos eletrônicos são criados. Esses avanços receberam, por isso, o nome de revolução industrial.

* O estranhamento se deve ao fato de as pessoas representadas serem miseráveis que pedem esmolas. Como o título faz referência à revolução digital, o leitor espera, provavelmente,  alguma imagem relacionada à área de informática ou aos avanços tecnolágicos e não uma imagem como a que foi apresentada, que retrata a miséria de brasileiros desfavorecidos.

6) Discuta com seus colegas: todo cartum vale-se de poucas imagens e palavras para criticar algum acontecimento/fato da atualidade. Para retratar o avanço da fome no país, Angeli associou-o à revolução digital. Essa analogia é adequada? Explique.

Resposta: Sim. Essa anlogia é bastante pertinente, já que é do conhecimento de todos o avanço da fome no país, como exprime a família apresentada no cartum. Dessa forma, o cartunista faz sua crítica, deixando claro que aqui , o que avança com grande velocidade é a fome que assola várias famílias brasileiras.


Bons estudos!
Profa. Luana

Sobre a prova

Oi, gente

Nossa prova é amanhã! Já postei o conteúdo aqui. Contudo, quero lembrá-los que é bom estudar pelas folhinhas que fizemos nas aulas. Lembram-se que dei quatro folhas num só dia? Uma delas até tinha um um cartum sobre a fome. Pois é. Estudem por ali que certamente obterão êxito.

Bons estudos!
Profa. Luana

sábado, 24 de setembro de 2011

Horário escolar

Turma 1007


Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira
 Sexta-feira
Educação
Física
MatemáticaPortuguêsGeografia
 Língua
Estrangeira
Educação
Física
Matemática Português Geografia
 Língua
Estrangeira
FísicaPortuguêsMatemáticaHistória
 Disc. Optat.
FísicaPortuguêsMatemáticaHistória
 Sociologia
FilosofiaMatemáticaPortuguêsQuímica
 Biologia
Dis. Opt.MatemáticaPortuguêsQuímica

Biologia


Turma 1010

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feira
Sexta-feira
Educação
Física
PortuguêsGeografiaQuímica
Matemática
Educação
Física
PortuguêsGeografiaQuímica
Matemática
Disc. Opt.FísicaPortuguêsMatemática
Biologia
Disc. Optat.FísicaPortuguêsMatemática
Biologia
Língua
Estrangeira
PortuguêsFilosofiaHistória
Matemática
Língua
Estrangeira
PortuguêsSociologiaHistória
Matemática

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Registros da língua: formal e informal

Oi, gente

Estou postando esse vídeo para vocês perceberem os diferentes tipos de linguagem. Esse conteúdo fará parte do próximo bimestre. Observe a fala das personagens e veja se eles se expressam da mesma maneira.


Bons estudos!
Profa. Luana

Calendário de Provas


Oi, gente
Estou postando o calendário de provas que peguei na escola.
                     
Turma: 1007

<><> <><>

Segunda-feira
Filosofia e História
Terça-feira
Sociologia e Química
Quarta-feira
Matemática e Língua Portuguesa
Quinta-feira
História
Sexta-feira
Biologia

Turma: 1010
<><> <><>

Segunda-feira
 Espanhol
Terça-feira
Física
Quarta-feira
Geografia e Língua Portuguesa
Quinta-feira
Química e História
Sexta-feira
Matemática e Biologia

OBS: Fique de olho no calendário que está fixado no mural da escola. Pode haver alguma alteração. A semana de provas é a próxima, do dia 26 até 30 de setembro.
Bons estudos!
Profa. Luana




terça-feira, 20 de setembro de 2011

Matéria do Saerj e da prova bimestral

1. Gêneros textuais: propaganda, tira e charge.

2. Figuras de linguagens que contribuem para a construção do efeito humorístico.

2.1 Hipérbole: consiste em exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Exemplos: Não vejo você há séculos. (em vez de: há bastante tempo)
                  Chorou rios de lágrimas. (em vez de: chorou muito)

2.2 Metáfora: consiste numa alteração de significado baseada em traços de similaridade entre dois conceitos. Normalmente, uma palavra que designa uma coisa passa a desiginar outra, por haver entre elas traços de semelhança. A metáfora é, pois, um comparação implícita, isto é, sem comparativo.
Exemplos: Meu sorriso é uma fenda escavada no chão. (Chico Buarque)
                  Aquele jogador é uma fera.

2.3 Ironia: consiste em utilizar um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se com isso, efeito crítico e/ou humorístico.
Exemplo: Seu aproveitamento na escola não podeia ter sido melhor: reprovado em apenas seis matérias.

3. Identificação do contexto, político, histórico e social no texto.

4. Função conativa da linguagem: A palavra conativo provém do latim conatus, que significa esforço ou ação que procura impor-se a uma resistência. Essa função procura organizar  o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função (como por exemplo, as publicitárias), busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento. Note que essa persuasão pode ser construída de forma sutil, utilizando artifícios de linguagem que a mascaram.

Exemplo:


5. Denotação: É quando empregamos as palavras em seu sentido literal.

Ex: Plantei uma flor no jardim.

6. Conotação: É quando empregamos as palavras no sentido não-literal.

Ex: Mamãe é uma flor.


Bons estudos!
Profa. Luana

REFERÊNCIAS:

TERRA, Ernani. Curso prático de gramática. São Paulo: Scipione, 2002.
INFANTE, Ulisses. Do texto ao contexto. São Paulo: Scipione,1998.

Sobre o sarau...

O sarau foi o melhor trabalho que fizemos neste ano. Os temas abordados foram muito divertivos. Conhecemos um pouco mais sobre música e entre outras artes.
Nosso homenageado foi Henrique Souza Filho, mais conhecido como Henfil. Ele foi um grande cartunista atuante na luta contra a ditadura militar.
A música que acompanhou o tema foi O bêbado e a equilibrista. Ela conta um pouco sobre esse período. Fizemos cartazes que encenaram a canção. Foi um trabalho bem elaborado com a ajuda da professora Luana. Com certeza, todos gostaram e se emocionaram.

Sabrina Souza e Brenda Lima. (1010)

--------------------------------------------------------------------

O sarau foi  muito legal. Nossa turma arrasou! Ficamos com a pontuação máxima. Nosso trabalho teve muita cultura e conteúdo. As outras turmas também foram bem. Cada grupo soube respeitar o outro. Não houve vaias, somente aplausos. Neste dia, todos esqueceram os problemas e puseram-se a dançar juntos com o objetivo de se divertir. Foi a primeira vez que participamos de um evento escolar tão divertido e, ao mesmo tempo, educativo.

Júlia Ferreira e Thayná Brandão. (1010)

--------------------------------------------------------------------


O sarau literário foi realizado nos dias 15 e 16 de setembro no Colégio Estadual Círculo Operário. Foram apresentadas muitas atrações, como dança e peças teatrais. Gostamos porque vimos vários estilos musicais.
A turma 1007 esforço-se muito. Nós nos dividimos em dois grupos: um dançou a música Estúpido cupido e o outro, o gênero músical axé. Os professores estavam presentes e avaliaram as apresentações. Acreditamos que se alguns alunos se dedicassem mais, teria sido muito melhor.
No último dia de apresentação, ao final do espetáculo, quando o evento foi encerrado, todas as turmas se reuniram para dançar na quadra.

Carlos André, Escarlet Santos, Lorena Henrique, Stephanie Barreira e Thaís Rodrigues. (1007)

---------------------------------------------------------------------

O sarau foi muito interessante, principalmente por causa das diversas músicas e estilos diferentes de apresentações. Em nossa turma houve dois grupos: um de axé e outro dos anos 60. Ambos apresentaram dança.
As apresentações das outras turmas também foram bem interessantes. Havia vários estilos de roupas formando do figurino:  shorts curtos e vestidos longos. A maioria das turmas apresentaram dança, mas as poucas peças foram muito boas.
Na sexta-feira, último dia da apresentação, foi bem legal. Nós interagimos, dançamos na quadra, "zuamos" muito... Foi muito bom. Pena que ao final o Diogo teve de nos tirar da quadra! rs

Joyce, Midiã, Lorrane Alice, Nathaly, Jenifefer. (1007)

---------------------------------------

A apresentação da nossa turma foi uma encenação misturada com dança. Ao tocar a música, enquanto um dançava, outro passava com um cartaz artístico que explicava aquele momento específico da canção, ao passo que outro fazia um encenação. O tema explicava o tempo da ditadura militar. Nós encenamos tragédias como a queda do elevado de Paulo de Frontin, as torturas, os desaparecimentos de pessoas que não podiam ser divulgados, nem comentados.
E nós, com muito esforço e a ajuda da professora Luana, conseguimos apresentar e falar um pouco sobre Henfil e exibir muitos acontecimentos que expressaram luto, solidão, mas também esperança.

Uira e Emerson. (1010)

---------------------------------------

Nós achamos o sarau muito legal! Esse é nosso primeiro ano nesse colégio. Nunca tínhamos ouvido falar em sarau. Achamos uma maneira descontraída e muito divertida de avaliação. Ali o aluno aprende a trabalhar em grupo e mostra sua criatividade. Não foi fácil criar a coreografia, o figurino... Nossa! No meu grupo foi uma correria danada! Arrumos o tecido, levamos para a costureira tirar as medidas das meninas... Foi tudo muito rápido. Depois vieram os ensaios. Ensaiamos bastante.
No dia, estávamos muito nervosos e envergonhados, com medo de errar, mas acabou que correu tudo bem. Ninguém errou! rs Agora estamos ansiosos pelo sarau do ano que vem.

Lorrane, Ellen e Fernanda (1007)

----------------------------

sábado, 17 de setembro de 2011

Sarau Literário C.E.C.O. 2011

A turma 1010 homengeou Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil. Ele foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro. Henfil passou toda sua vida a defender o fim do regime ditatorial pelo qual o Brasil passava.

A estreia de Henfil deu-se em 1964 na revista Alterosa. Em 1965 passou a colaborar com o jornal Diário de Minas, tendo seu trabalho também publicado no Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro, e nas revistas Realidade, Visão, Placar e O cruzeiro. Então mudou-se para o Rio, onde em 1969 passou a trabalhar no Jornal do Brasil e no jornal  O pasquim.

A música de João Bosco e Aldir Blanc, O bêbado e a equilibrista  que foi um dos hinos dos revolucionários durante a ditadura militar foi encenada pela turma.