quarta-feira, 7 de março de 2012

GÊNEROS TEXTUAIS



São “acontecimentos textuais” ligados à nossa vida cultural e social. Pensemos em textos do nosso cotidiano: carta, conversa telefônica, receita, notícia de jornal são exemplos de textos, salvo algumas variações, mantêm  certas características que nos permitem identifica-los.

Não precisamos ver uma pessoa falando ao telefone, nem saber o assunto para afirmarmos que se trata de uma conversa telefônica, porque a estrutura textual é inconfundível. O mesmo acontece com a carta: ao observarmos sua organização textual, sabemos que se trata de uma carta (lugar e data, vocativo inicial, cumprimento, desenvolvimento, despedida, assinatura).

Carta, conversa telefônica, recibo, bula de remédio, receita, sermão, notícia, crônica, tirinha são exemplos de gêneros textuais.

Os gêneros textuais são tipos de textos efetivamente produzidos em nossa vida cotidiana com características gerais comuns (formato, sequência ou estrutura linguística, assunto) facilmente identificáveis. Eles são inúmeros, tanto quanto o são as práticas sociais.

TIPOS TEXTUAIS

São composições linguísticas que tem como característica a predominância de certas estruturas sintáticas, tempos e modos verbais, classes gramaticais etc. , de acordo com sua função e intencionalidade. Há cinco principais tipos textuais:

1)      Narrativo: tipo textual predominante em gêneros como crônica, romance, fábula, piada, conto de fada etc.

2)      Descritivo: tipo textual predominante em gêneros como retrato, anúncio classificado, lista de ingredientes de uma receita (como no texto de abertura), lista de compras, cardápio etc.

3)      Argumentativo: tipo textual predominante em gêneros como manifesto, sermão ensaio, editorial de jornal, crítica, monografia, redação dissertativa, tese de mestrado etc.

4)      Explicativo ou expositivo: tipo textual predominante em gêneros como aulas expositivas, capítulos de livro didático, verbetes de dicionários, enciclopédia, reportagem etc.

5)      Instrucional ou Injuntivo: tipo textual predominante em gêneros como horóscopo, propaganda, receita culinária (modo de fazer), manual de instruções, livros de autoajuda etc.

Gênero textual: NOTÍCIA

Mianmar despeja vítimas dos abrigos

Funcionário da ONU diz que elas são abandonadas sem suprimentos

A junta militar de Mianmar começou ontem a expulsar as vítimas do ciclone Nargis dos acampamentos e abrigos criados pelo governo, aparentemente para evitar que eles se tornem permanentes, segundo denúncia das Nações Unidas.

De acordo com Teh Tai Ring, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), oito acampamentos instalados no povoado de Bogalay, no delta do Rio Irrawaddy, foram “totalmente esvaziados”. “O governo está desalojando as pessoas sem avisá-las”, disse Ring. “Eles estão abandonando essa gente em zonas afastadas das aldeias praticamente sem nada.”

Mais tarde, a Unicef emitiu um comunicado fazendo a ressalva de que as declarações foram feitas com base em relatos não confirmados. Em Rangun, mais de 400 pessoas, habitantes da aldeia de Laguna, foram expulsas de uma igreja que lhes servia de refúgio, de acordo com um religioso que não quis se identificar. “Essas pessoas perderam suas cassa, famílias e toda a aldeia foi arrasada”, disse. “Eles não têm para onde ir.”

Com exceção de mulheres grávidas, crianças e doentes graves, os desabrigados foram transportados em 11 caminhões. Segundo as autoridades, eles serão levados para outro acampamento em Myaung Mya, vilarejo pouco afetado pelo ciclone. O governo disse que as pessoas estavam sendo transferidas porque já deu por finalizada a fase de “assistência” às vítimas do desastre e pretende iniciar a etapa de “reconstrução”.

O ciclone Nargis atingiu Mianmar no início do mês, matando 77 mil birmaneses, segundo o governo - 130 mil, de acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A ONU divulgou que entre 1,5 milhão e 2,5 milhões de birmaneses ficaram sem alimentos e água. Mas a junta militar que governa o país só aceitou alguma ajuda humanitária estrangeira após muita pressão internacional.

Ontem, a junta birmanesa incitou a população afetada pelo Nargis a ¿comer rãs¿ em vez de aceitar os “tabletes de chocolate” enviados pela comunidade internacional. A sugestão foi feita num artigo publicado no diário oficial, Nova Luz da Birmânia, em que se critica o fato da comunidade internacional ter colocado como condição para o envio de mais recursos o acesso de organizações humanitárias estrangeiras ao delta de Irrawaddy.

“A população é capaz de se recuperar do ciclone, mesmo sem a ajuda internacional”, diz a Nova Luz da Birmânia. “(Os habitantes das zonas costeiras) podem conseguir peixes e há grandes rãs comestíveis em abundância.”

(O Estado de S. Paulo, 31/05/2008) 


O texto lido é uma notícia. Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que o jornal se destina. A notícia é um gênero textual tipicamente jornalístico e pode ser veiculada em jornais, escritos e falados, e em revistas.
Na notícia, predomina a narração. Mas os jornais não se limitam a contar o que aconteceu. Eles vão além, contando também como e por que aconteceu determinado fato.


EXERCÍCIOS:

Responda em seu caderno.

1)      A notícia, assim como a entrevista, a reportagem e o editorial, é um gênero jornalístico.

a)      Qual é o objetivo de uma notícia?

b)      Em que veículo são transmitidas as notícias?

c)      A que tipo de público uma notícia se dirige?



2)      Entre os gêneros jornalísticos, temos aqueles que priorizam a informação e os que priorizam o comentário. Os textos que priorizam a informação se ocupam de divulgar um fato novo, um acontecimento; os textos que priorizam o comentário se ocupam de expressar uma opinião, um julgamento.

a)      De que a notícia se ocupa: de informação ou de comentário?

b)      A notícia em estudo confirma sua resposta à questão anterior?



3)      Uma notícia geralmente compõe-se de duas partes: lead (lê-se “lide”) e corpo. O lead consiste normalmente no 1° parágrafo da notícia e é a parte que apresenta um resumo, feito em poucas linhas, no qual são fornecidas respostas às questões fundamentais do jornalismo: o quê (fatos), quem (personagens/pessoas), quando (tempo), onde (lugar), como e por quê. Na notícia em estudo, identifique:



a)      o fato principal;

b)      as pessoas envolvidas;

c)      quando ocorreu o fato;

d)      o lugar onde ocorreu o fato;

e)      por que aconteceu.



4)      O corpo da notícia é a parte que apresenta o detalhamento do lead, fornecendo ao leitor novas informações, em ordem cronológica ou de importância. Na notícia em estudo, que parágrafos constituem o corpo?



5)      Para ampliar o enfoque sobre o fato relado, os jornalistas costumam entrevistar pessoas envolvidas com ele. Depois, ao redigir a notícia, é comum citarem o discurso de algumas pessoas. Na notícia em estudo:



a)      Identifique uma dessas citações e dê o nome da pessoa citada.

b)      Como o leitor pode identificar esses discursos na notícia?

c)      Que tipo de discurso é empregado nos textos citados: o discurso direto ou indireto?

d)      Qual é o papel do discurso citado na notícia e nos textos jornalísticos em geral?



6)      Observe a linguagem empregada no texto.

a)      Que característica ela apresenta?

(       ) impessoal, clara, objetiva, direta, acessível a qualquer leitor

(       ) pessoal, indireta, emprega palavras de uso não coerente da língua

(       ) coloquial, faz uso de gírias

b)      Em que variedade linguística ela está?

c)      Nas formas verbais, que tempo predomina? Em que pessoa?



7)      Observe o título da notícia em estudo:

a)      Ele anuncia o assunto que será desenvolvido no texto?

b)      Ele contém palavras de uso comum, fáceis de serem compreendidas pela maioria dos leitores?

c)      Em que tempo e modo encontra-se o verbo empregado no título?



8)      Quais são as características da notícia? Responda, considerando os seguintes critérios: finalidade do gênero, perfil dos interlocutores, suporte ou veículo, tema, estrutura, linguagem.



5 comentários: