segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ALUNOS DO CÍRCULO OPERÁRIO PARTICIPAM DE ENSAIO FOTOGRÁFICO PARA O III SEMINÁRIO ÉTNICO RACIAL 



Alunos do professor Raphael Lanzillote participam de um ensaio fotográfico para o III Seminário Étnico Racial  - 10 Anos da Lei 10.639/2003, o que mudou?, que o ocorreu no dia 12 de setembro de 2013, no   Instituto de Educação Governador Roberto Silveira .

Os alunos que participaram, pertencentes às turmas 2004 e 2005, são: Anna Isabel de Jesus , Caroline Totelote , Débora dos santos , Dominick Rodrigues, Ericles William Jesus, Hudson Ramos, Joice Ferreira , Juliana Gaby, Matheus da Silva Cruz , Rebeca Valadares

Essa exposição foi baseada nos trabalhos dos fotógrafos Omar Victor Diop (senegalês) e Antoine Tempé (franco-americano) que abordam questões relacionadas à posição dos negros na sociedade atual. Diop e Tempé recriam cenas de filmes famosos e fotografam modelos negros colocando-os em situações onde, comumente, os brancos são o foco. Em seus trabalhos eles chamam atenção sobre o motivo pelo qual os negros não têm tanta participação nas mídias e outros meios.

Segundo o prof. Raphael, a intenção é levar o público a refletir sobre o estereótipo do negro na Arte, que na maioria das vezes é representado apenas como os negros africanos trajados tradicionalmente, ou ainda figurando como secundário em relação ao branco. Portanto, as fotos foram organizadas de forma a retratar o negro brasileiro contemporâneo, mas também a nossa matriz africana de maneira genérica, pois mesmo com influências de outras matrizes étnicas precisamos resgatar a cultura africana tão importante para a formação da identidade do nosso povo.

Nesse contexto, podemos dizer que, embora sejamos influenciados por diversos meios e culturas, “Ainda somos os mesmos” e trazemos em nós traços ancestrais que não devem ser esquecidos, mas conservados e valorizados sempre.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário