terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aí vão umas questões da folha com gabarito

Para responder às questões de 3 a 6, observe o cartum:


3) Transcreva no caderno as informações que ajudam o leitor a identificar o contexto do cartum:

Resposta: O título do cartum (Brasil e a revolução digital); a imagem de uma família de miseráveis que pede esmolas; o local em que se encontram (embaixo de um viaduto ou ponte); os elementos que indicam a miséria em que se encontram (as roupas velhas e esfarrapadas, os jornais e caixas de papelão que usam para sentar, a presença de um rato etc); os balões com números que identificam cada uma das pessoas.

4) Agora observe atentamente a imagem apresentada no cartum.

a) Há balões com números identificando cada uma das pessoas apresentadas na imagem. Qual o significado dos números dentro dos balões? Como eles se relacionam ao título do cartum?

Resposta: Os números dentro dos balões sugerem uma analogia entre a identificação de "fome" de cada um dos miseráveis apresentados no cartum e as diferentes versões de programas de computador (1.0, 1.8, 2.0, 2.1). Dessa forma, o cartunista relaciona a revolução digital no Brasil aos diferentes avanços da fome em nosso país.

b) Explique por que os números dentro dos balões aumentam enquanto a idade das pessoas diminui.

Resposta: Essa relação entre a idade das pessoas e o número que aparece dentro dos balões é apresentada para ampliar a analogia identificada no item anterior: como as versões mais "novas" de computador têm uma numeração mais alta, o cartunista adota exatamente a mesma indicação em relação à identificação das "novas versões" da fome na família retratada.

5) A que fato o leitor deve associar o título do cartum?

* Por que a imagem das pessoas retradas no cartum provoca estranhamento ao ser associada ao título apresentado?

Resposta: Com base no título, o leitor deve associar o título do cartum aos avanços ocorridos no universo tecnológicos, em especial, à rapidez com que as novas versões de programas de computador e novos aparelhos eletrônicos são criados. Esses avanços receberam, por isso, o nome de revolução industrial.

* O estranhamento se deve ao fato de as pessoas representadas serem miseráveis que pedem esmolas. Como o título faz referência à revolução digital, o leitor espera, provavelmente,  alguma imagem relacionada à área de informática ou aos avanços tecnolágicos e não uma imagem como a que foi apresentada, que retrata a miséria de brasileiros desfavorecidos.

6) Discuta com seus colegas: todo cartum vale-se de poucas imagens e palavras para criticar algum acontecimento/fato da atualidade. Para retratar o avanço da fome no país, Angeli associou-o à revolução digital. Essa analogia é adequada? Explique.

Resposta: Sim. Essa anlogia é bastante pertinente, já que é do conhecimento de todos o avanço da fome no país, como exprime a família apresentada no cartum. Dessa forma, o cartunista faz sua crítica, deixando claro que aqui , o que avança com grande velocidade é a fome que assola várias famílias brasileiras.


Bons estudos!
Profa. Luana

Um comentário: